terça-feira, 18 de setembro de 2012

Segue abaixo algumas dicas para a análise de Software Educativos: o site em análise será o:


Após uma sondagem prévia de todo o site, será analisado precisamente o jogo educativo:  Cores 03 - formas e cores
http://www.universoneo.com.br/site/jogos_educacao_infantil
Faixa etária indicada: quatro e cinco anos de idade.




Critérios de Avaliação de Software Educativos:

Interação Aluno - Professor - SE
O jogo pode ser realizado apenas  pelo aluno não sendo possível a formação de grupos ou equipes para a interação durante o jogo. O professor funcionará apenas como mediador do processo, pois o aluno é capaz de realizar as atividades, o jogo é auto explicativo.

 Facilidade de uso:
O jogo possui instruções em  aúdio o que facilita o uso pelo aluno;
O aluno precisa ter domíno do uso do mouse, pois a interação com o jogo é basicamente por essa ferramenta;

Recursos motivacionais:
O narrador do jogo sempre elogia o aluno por ter conseguido realizar a atividade adequadamente, e a interface do jogo é bem estruturada e colorida. Mas o jogo não oferece possibilidade de continuação para uma próxima fase quando o aluno zera o jogo a unica opção é começar novamente.
Todos as dicas são descritas e possuem comandos de áudio.

Adequação de atividades pedagógicas:
O trabalho com as cores primárias e secundárias são conteúdos importantes da educação infantil, mas pelo jogo envolver ambos conteúdos, é necessário que o professor ja tenha trabalhado as cores antes para que o jogo se torne um complemento do processo de ensino aprendizagem

Interatividade Educacional:
O jogo permite que a criança experimente várias possibilidades de misturas das cores, mas só aceita a cor pré estabelecida inicialmente.

Favorecimento do papel facilitador do professor:
O professor pode realizar a mediação do processo a partir do momento que já se tenha trabalhado anteriormente a temática.

Fundamentação Pedagógica
Consistência Pedagógica:
O jogo parte do principio de estímulo resposta, o aluno tem a possibilidade de experimentar varias vezes até obter a cor que foi solicitada. O erro não é considerado motivo para termino do jogo, o aluno é estimulado a continuar tentando.

Conteúdo: Cores e Formas
Pertinência do conteúdo:
O conteúdo explorado na atividade faz parte do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (matemática) que prevê o trabalho com cores e formas.

Atualidade do conteúdo e metodologia:
O trabalho com as crianças na Educação Infantil deve ser realizado na medida do possível através da experimentação, e este jogo auxilia o professor na complementação de atividades realizadas de forma lúdica com os alunos em sala.

Conhecimentos prévios:
O aluno deve ter conhecimento de que podemos criar novas cores através da mistura entre elas;

Programação:
O jogo é tem uma aparência bem organizada de fácil compreensão e localização dos próximos comandos.


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