Faixa Etária: quatro e cinco anos
Objetivos:
Compreender o uso social dos números
Dominar progressivamente a ordem dos números
Conhecer a medição social do tempo
Recursos e materias:
Laboratório de Informática
Fichas númericas de eva
Calendários diversos
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1º Momento
Na rodinha o professor deve conversar com os alunos sobre o calendário, destacando suas características, os locais onde encontramos, e qual a sua finalidade. (Nesse momento o professor deve destacar o uso dos números para representar os dias)
2º Momento
Propor para os alunos quais os acontecimentos que acontecem durante cada ano que são importantes para eles, nesse momento o professor pode ser o escriba da turma e registrar as questões levantadas pelos alunos.
O professor em seguida com a ajuda dos alunos deve organizar os acontecimentos de acordo com a cronologia do calendário (dias, meses, ano). É importante que o professor conduza os alunos a compreender a sequência lógica dos números em cada mês.
3º Momento
O professor deve levar para a sala fichas de eva com os números de zero a trinta e um.
Em seguida dividir a turma em grupos e cada grupo ficará responsável em organizar um mês do ano, respeitando a ordem do calendário e destacando as datas significativas para o grupo naquele determinado mês.
Após a confecção cada grupo deve apresentar o seu mês e descrever porque determinada data esta marcada.
Esse momento deve contar com a mediação do professor para que realmente ocorra uma prática significativa.
5º Momento
No
laboratório de informática propor aos alunos a construção de um
calendário da turma, usando o recurso do computador. Nele deverá constar as datas comerativas mais
importantes para os alunos e as ilustrações que devem ser feitas por
eles.
O professor deve mediar todo o processo e oferecer auxilio no momento da organização do calendário.
Sugestão:
Avaliação
A avaliação será processual, respeitando os seguintes critérios:
Participação
Criatividade
Dominio dos conceitos trabalhados
Interesse em realizar a proposta
Trabalho em equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário