terça-feira, 2 de outubro de 2012

Visita virtual ao Museu de Artes e Ofícios





A visita ao Museu de Artes e Ofício em Belo Horizonte pode ser muito prazeroza para crianças a partir de cinco anos de idade. O Museu permite a visita virtual o que pode ser muito prazeroso para os alunos. No site do Museu o professor encontra várias orientações didático pedagógicas que o auxiliam na mediação do processo de visita virtual. É possível a interação através dos audios que a maioria dos objetos possui explicando sua origem e funcionamento.
O site também oferece um guia para o educador, com dicas e propostas de atividades que podem ser realizadas, não sendo necessário estar in loco.

SUGESTÃO:  utilizar musicas e cantigas de roda que explorem os diversos ofícios que fazem ou fizeram parte da nossa cultura. Relacionado a esse tema o site oferece a proposta de atividade "Quem canta seus males espanta". Essa atividade auxilia na ampliação da motricidade ampla, da linguagem oral, ampliação do conhecimento regional, incentivo a valorização cultural, etc.

"A venda"

O acervo do Museu é muito rico possibilitando a realização de diferentes projetos, uma sugestão é trabalhar a exposição "A venda" (imagem a cima). Nesse espaço podem ser explorados todas as características desse tipo de comércio que na realidade urbana em que vivemos não é muito fácil de se encontrar. Nessa proposta o professor pode envolver algumas obras de arte, literatura infantil que abordem a temática.

As propostas devem ser contruídas a partir do interesse das crianças, e sua mediação deve ser feita pelo professor que deve obter o conhecimento prévio dos espaços para em seguida auxiliar as crianças na visita. 

Bom trabalho!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário